Revista Segurança e Defesa - Director: José Manuel Anes

Lançamento do primeiro livro da Colecção Segurança e Defesa é um sucesso

4 de Março de 2009

O primeiro livro da Colecção Segurança & Defesa - “Forças Armadas – Uma Visão para Portugal” – foi apresentado na passada quarta-feira, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, numa sessão que contou com a presença do Senhor Ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira. A apresentação ficou a cargo da Dra. Alice Feiteira, directora da Colecção Segurança & Defesa, do Dr. Rui Machete, presidente do Instituto Humanismo e Desenvolvimento, do Eng. Ângelo Correia e do Dr. Medeiros Ferreira.

Nuno Severiano Teixeira defendeu que os militares são “um corpo especial do Estado e têm sido tratados como tal pelo Governo”, acrescentando que o executivo continuará a “valorizar a condição militar”. Também presente no lançamento da obra publicada pela editora Diário de Bordo, o antigo ministro da Defesa Nacional e vice primeiro-ministro Rui Machete assinalou, por seu lado, existir um “alheamento do grande público” face às questões da defesa e à importância das mesmas para o futuro da nação. Um aspecto reiterado por Ângelo Correia, que referiu a presente “falta de entendimento” entre a sociedade civil e as Forças Armadas, “muito consideradas pelas populações no pós-25 de Abril de 1974” e hoje subvalorizadas. Contudo, Nuno Severiano Teixeira não considera a situação problemática, na medida em que “quando não se está em guerra, a opinião pública tende a não valorizar o papel dos militares”, embora “seja importante perceber que, sem segurança e sem defesa, não é possível ter economia e desenvolvimento ou paz nas sociedades”.

Por sua vez, Medeiros Ferreira realçou o conjunto de autores da obra, colocando-os na classificação de «senadores» e detentores de um capital de experiência, sentido de serviço público e disponibilidades «essenciais» ao momento presente do país.

Prefaciado pelo Instituto Humanismo e Desenvolvimento, o volume “Forças Armadas – Uma Visão para Portugal” reúne textos de 14 antigos governantes ou chefes militares, caso do ex-ministro da Defesa Figueiredo Lopes, do general Loureiro dos Santos ou do ex-comissário europeu e ministro da Defesa António Vitorino.

» voltar a notícias

 

 
Assine a Newsletter da Revista.
 

Nome:
E-mail: 

mais informação

novo